quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

#Quotidiano anotado - A estupidez devia ser taxada

Se a estupidez neste país fosse taxada, seríamos uma super potência mundial. E o mais ridículo é que, por norma, a estupidez é uma cena que assiste a quem tem a "obrigação profissional" de ajudar terceiros. Depois de ter recebido uma carta do departamento financeiro da Segurança Social, sabia que ia ter um caso cabeludo para resolver, mas a estupidez a que assiti nos últimos 2 dias surpreendeu-me.
A SS tem uma linha onde supostamente se pode fazer a marcação para sermos atendidos, evitando assim as longas horas de espera. Digo supostamente porque depois de meia hora a telefonar para o número disponibilizado e não ser atendida, achei que seria melhor ir lá e pronto. Às 14:05h a sala parecia um shoppinh em época de Natal. Tirei a senha nº 245, o ecrã chamou o nº 85. Tentei resolver o meu problema na tesouraria e, deste modo, evitar a loga espera. "Aqui só recebemos pagamentos. Se não quer pagar o valor referido, para reclamar é no atendimento", disseram-me. Expliquei que estava na hora de almoço e que precisava de voltar ao trabalho. "Marque hora através da linha", aconselhou. Expliquei que tinha tentado, mas que ninguém atendeu. "É normal, tem de insistir ou então marque por e-mail". Voltei ao trabalho. Tentei fazer a marcação por e-mail, mas pede um registo na SS Directa, registo que só fica concluído atraves da atribuição de uma password que enviam POR CARTA. Pergunta para queijo: qual é a lógica das novas tecnologias se depois mandam a password POR CARTA?!
Como não consegui marcar, hoje dirigi-me ao serviço de atendimento da minha área de residência. Eram 8:35h e estava à porta a marcar vez, para poder chegar o quanto antes ao trabalho. Expliquei que tinha recebido uma carta da SS para devolver o mês de dezembro do subsídio de desemprego, mas que só comecei o estágio profissional no dia 16. "E então?" perguntou a Miss Simpatia. Lá lhe expliquei que então só teria de devolver metade do valor, já que a outra metade era minha por direito. Com uma arrogância doo outro mundo, disse que não podia fazer nada, que havia o registo de suspensão de subsídio e que se quisesse reclamar que teria de ser por escrito porque ela não me poderia ajdar. Pergunta para queijo: o serviço de atendimento serve para quê se não PARA AJUDAR AS PESSOAS? Se for só para dar formulários não precisam de estar lá tantas pessoas a fingir que trabalham muito...
Saí de lá a chamar a senhora de incompetente, isto depois de ela me ter dito na cara que, e passo a citar, "vê-se mesmo que não está habituada ao mundo do trabalho".

1 comentário:

  1. essas pessoas é que nunca devem ter tido um dia de trabalho a passar-lhes pela frente!...

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