terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

#Quotidiano anotado - Era uma velhinha ...

#Spoiler alert - Post melancólico/emocional#

Estava eu em pleno metro quando saio na estação de entrecampos.
Lá, deparo-me com uma velhinha sentada, muito aprumada (com roupa nada nova mas muito bem estimada), de cruz ao peito e com um cartaz que dizia "Feliz ano novo.".
À frente uma caixinha de plástico somava uns míseros 25centimos.
A senhora, sentada num banco daqueles que as madames levam para sentar o cuzinho por breves minutos quando vão a Fátima, já lá devia estar há horas.
Não consegui. Parei, arrebanhei todas as moedas que tinha dentro da carteira e disse-lhe para as guardar.
Numa onda de descontração disse-lhe "São menos uns cafés que eu bebo"
Ela olha então diretamente para mim e diz: "Menina, não deixe de beber café... é que os cientistas estão a estudar e descobriram que o café é bom para o Alzheimer ... previne-o. Por isso não deixe de beber café. Os cientistas sabem muitas coisas. E ainda bem que o sabem.. descobrem coisas que nos deixam andar cá mais tempo. Antigamente quando morria alguém de cancro dizia-se que tinha "um nascido", ou de pneumonia era um "catarro" agora sabem-se as coisas e isso é bom."
Não pude deixar de ficar emocionada, fui com aquilo na cabeça e ainda hoje penso nisso, quando voltei, regressei pla mesma estação, disse-lhe adeus... e ela com um sorriso nos lábios agradeceu-me e acenou de volta.

#Daniela_Alfacinha

3 comentários:

  1. https://fbcdn-sphotos-b-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfa1/t31.0-8/c0.22.851.315/p851x315/474461_462364420498641_930093126_o.jpg

    ResponderEliminar
  2. Acho impressionante como há quem ignore os mais velhos..!

    ResponderEliminar