quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

#Quotidiano Anotado - Cenas diversas e variadas

Ora pois que hoje vos deixo com 3 situações que se abeiraram a moi-même nestes últimos tempos.

Situação #1 - Mãe faz entrevista de emprego pela filha

Chegada à secretaria do edifício para entregar um CV em mãos deparo-me com uma senhora, daquelas largueironas e sessentonas, e a sua filha de olho pintado e de postura "não me toques" refilando com a senhora da secretaria porque lhe tinham ligado a dizer que ela (apontando para a filha dela) deveria encontrar-se com a pessoa que lhe ligou (da qual não se lembra do nome, pasme-se). Ao que a senhora da secretaria pergunta: "Então mas os recursos humanos ligaram para o número da sua filha?" Ao que a senhora muito prontamente a interrompe e diz: "Sim, mas fui eu que atendi!" ao mesmo tempo que a sua filha continuava com ar de tédio altivo esperando uma resposta final. A senhora da secretaria lá decide "Vou ligar ao responsável dos recursos humanos e ele já fala convosco." ao que a senhora responde: "Ele que venha porque ela entregou currículo aqui e só saio daqui com uma resposta sobre o estado do processo."
Ora meus senhores, se eu vos contasse a conversa (da mãe, porque a filha não abriu o bico sem ser para responder qual era o seu nome) que se seguiu com o senhor dos recursos humanos vocês veriam o que é ser tipicamente burgesso! Mas pronto, foi claramente uma amostra típica do zé povinho em corpo de senhora que acha que está a fazer o melhor para a filha que já devia ter idade para fazer estas coisas sozinha.
*A minha expressão interior e PLENAMENTE exterior face à situação*


Situação #2 - Senhora cospe os pulmões em pleno metro

Vai uma pessoa calmamente no seu lugarzinho quando de repente ao nosso lado um trovão ribombante ecoa vezes repetidas com direito a chuva de perdigotos, tudo isto.... SEM MÃOS A TAPAR!!!! Quais bombas nucleares, quais armas químicas, qual quê? Aquela mulher esteve no seu melhor a tentar que os seus micróbios fossem engolidos por toda a carruagem do metro numa viagem de 8 minutos que pareceu de 8 horas.


Situação #3 - Workshop de Arte-Terapia
*I totally felt like this ...*

Depois de uma sensação de aperto e de stress acumulado derivado não só da minha pausa técnica na dança oriental que já fazia há 3 anos (4 horas por semana), e pelo facto do carago do Ginásio todo pinante aqui nas piscinas dos olivais ainda não ter aberto (e eu já ter pago a primeira mensalidade!!), a juntar ao finalizar de coisas necessárias no trabalho .... fui ao workshop na SPAT - Sociedade Portuguesa de Arte Terapia, que, para quem não conhece vá já ali ao Jardim do Campo grande conhecer porque é fazem sem dúvida um trabalho excepcional de psicoterapia mas com recurso a todo o tipo de artes plásticas, e basicamente saí de lá a pisar nuvens cor de rosa com cheirinho a cardamomo. Alto lá que não me deram nada para cheirar ou tomar e a única coisa que aconteceu foi que o workshop conseguiu de tal forma estimular-me os 5 sentidos que eu me senti verdadeiramente capaz de relaxar como já não me lembrava há muito tempo.
De lá retive ainda um ensinamento importante: O stress existe sim senhora, tal como existem coisas boas e coisas más, o verdadeiro segredo para lidar com o stress mau (isto porque também há stress bom!) é conseguir aceitá-lo como parte integrante do dia-a-dia que se faz de altos e baixos, relativizando-o sempre que possível, com recurso a respiração lenta e profunda, a uma comida de conforto, a um toque que nos seja suave, a um cheiro que nos remeta para uma sensação calma, ou uma imagem que faça o mesmo efeito ou a um som que nos deixe em estado zen.

E é isto meus senhores!
#Daniela_Alfacinha

1 comentário:

  1. A questão que se impõe é: Que mais fará essa mãe pela sua filha?!?
    Balei-me senhor!!

    ResponderEliminar